InBox WhatsAppIntegrator

Recursos

Este módulo tem como objetivo realizar uma integração do WhatsApp com OTRS

Pré-requisitos

É requerido que o navegador Google Chrome esteja na versão 80 ou superior.

Campos no cadastro do usuário cliente

É requerido que o usuário cliente tenha em seu cadastro padrão, o campo 'UserMobile'

Framework

As seguintes versões de framework OTRS são suportadas:

  • [6.0.x]

Módulos

Os seguintes módulos são requeridos:

  • InBox Core 6.28.7 ou superior

Os seguintes módulos Perl são requeridos, caso não estejam no sistema, devem ser instalados:

  • LWP::Simple
  • IO::Socket
  • LWP::UserAgent
  • HTTP::Request

Sistema Operacional

Os seguintes sistemas operacionais são requeridos:

  • [Nenhum]

Instalação

bin/otrs.Console.pl Admin::Package::Install /path/to/InBox\ WhatsAppIntegrator-6.0.0.opm

Configuração

Este módulo pode ser configurado via Configuração do Sistema na interface administrativa. As seguintes opções de configurações estão disponíveis:

WhatsAppIntegrator::Core::URL

Nesta configuração, é necessário adicionar a URL para o socket.io:

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WhatsAppIntegrator::Core::NewTicket

Nesta configuração, é necessário adicionar os parâmetros que o módulo utilizará para abertura de chamados.

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WhatsAppIntegrator::Core::MaxChatsShow

Nesta configuração, é necessário adicionar o número máximo de conversas que apareceram na tela da integração.

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WhatsAppIntegrator::Core::DefineCustomerUserToTicket

Esta configuração define se a busca por chamados será realizada por usuário cliente.

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WhatsAppIntegrator::Core::DefineCustomerToTicket

Esta configuração define se a busca por chamados será realizada por cliente. enter image description here

Lembre-se: Defina somente uma como 'sim', caso esteja as duas buscas como 'sim', o default será a busca por chamados do usuário cliente

Configurando número e dados de envio

É necessário cadastrar os dados do número de envio de mensagens do WhatsApp. Para isso, navegue até o menu 'Administração do sistema -> Dados para o WhatsApp':

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Clique em 'Adicionar' e preencha os dados abaixo como necessário: enter image description here

É necessário definir um número para ser o número padrão, clicando no botão abaixo:

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Alterando tipo da tabela no banco de dados

Para que os emojis fiquem salvos no banco de dados e possam ser exibidos, rode o comando abaixo:

ALTER TABLE whatsapp_messages CONVERT TO CHARACTER SET utf8mb4 COLLATE utf8mb4_unicode_ci;

Lembrando que existem emojis que ainda não podem ser salvos e exibidos na tela, porém são enviados.

Uso

Visualizar o chat

Após configurar o módulo, é possível visualizar a interface do chat, clicando no menu 'WhatsApp':

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A visão de chat será apresentada: enter image description here

Caso o usuário cliente, tenha cadastro no OTRS com o número de telefone (campo 'Mobile'), seu nome aparecerá e seu Gravatar também.

Bloqueando o chat

É possível bloquear ou desbloquear, clicando no ícone de cadeado ao lado do chat. Ao bloquear o chat, somente o atendente que bloqueou poderá enviar mensagens neste chat.

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Visualizando relatório de mensagens anteriores

Ao clicar no ícone abaixo, é possível visualizar um relatório com as mensagens antigas. enter image description here

E também realizar filtros:

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Associar conversa a chamado

É possível associar uma conversa a um chamado, para isso clique no botão abaixo:

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Após isso é possível ver os campos abaixo:

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O primeiro campo, lista os chamados já abertos do usuário cliente, ou cliente (de acordo com o configurado) e que o atendente logado tenha permissão: enter image description here

O segundo campo é responsável por criar e associar um novo chamado a conversa atual. O chamado é criado de acordo com a configuração de criação de chamado. enter image description here

E o terceiro campo é responsável por 'desconectar' o chamado da conversa. E assim, não enviando mais as mensagens ao chamado enter image description here

Adicionar mensagens no chamado associado

Após associar uma conversa a um chamado, é possível enviar as mensagens do chat para o chamado.

Para fazer isso manualmente, clique no botão abaixo:

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Feito isso, é criado 1 artigo reunindo as mensagens da conversa, como o exemplo abaixo:

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Existe também uma cron que roda a cada 5 horas e adiciona as mensagem ao chamado.

Escolher celular de qual será enviado a mensagem

É possível definir mais de um número para enviar as mensagens do WhatsApp.

Para isso escolha o telefone em que será disparada a mensagem no campo abaixo:

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Atendente genérico para desconectar chamados da conversa

Para que quando o chamado associado a conversa seja fechado ele também seja retirado da conversa. Configure o atendente genérico como abaixo:

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Adicionando como módulo personalizado o arquivo:

Kernel::System::GenericAgent::WhatsApp::WhatsAppClosedTickets

E o evento para estado fechado.

Socket

É necessário instalar o socket no ambiente para que o módulo funcione corretamente. Crie um diretório na pasta 'opt' com o nome 'WhastAppServer', entre no diretório, dirija-se até o terminal do sistema e digite os comandos abaixo:

curl -sL https://rpm.nodesource.com/setup_13.x | bash -
yum install nodejs
node --version (Verifica a versão instalada, necessário ser 13.x ou acima)

npm install
npm i http
npm i express
npm i socket.io

Após instalar os módulos acima, adicione o servidor de nome 'whatsapp_server.js' (presente no pacote do módulo) no mesmo caminho de diretório. Certifique-se de que a porta 3000 esteja liberada para o socket.

É necessário iniciar o servidor socket e deixá-lo iniciado. O comando node whatsapp_server.js inicia o servidor, porém ele é parado ao sair.

Para que ele fique sempre rodando é necessário outras medidas, como o uso do 'Forever', por exemplo.

Wabox

É necessário que além do atendente estar com o WhatsApp Web aberto e conectado em seu computador, que se configure o Wabox.

Para isso entre no site
https://www.waboxapp.com/ efetue login, e na guia 'My phones' adicione o caminho para o webhook no otrs:

https://seudominio/otrs/wabox/receive_hook.pl

É necessário que o ambiente tenha certificado ssl.